Reflexão sobre as mudanças provocadas pela pandemia

Acima do trabalho, estudos ou situação financeira, o momento é de preservação da vida. 

E somente seguindo as recomendações da OMS e com solidariedade ao próximo, passaremos por este momento.

Uma pandemia que mudou nossa rotina nos últimos dias. A COVID-19, esvaziou as ruas e fez nossa casa ser local de trabalho, de prática de exercícios, de estudos e de aproveitar a família.

Mudanças que nos fazem repensar um pouco nossa antiga rotina e que também deixaram grandes saudades dos encontros com amigos e familiares, dos shows e festas lotadas, jogos de futebol e passeios.

A grande questão é a capacidade do sistema de saúde em atender os casos mais graves da doença. O Coronavírus é facilmente transmissível, e se continuarmos nossa rotina normalmente, em poucos dias entraremos em colapso. 

Fazer a nossa parte é ter empatia pelo próximo e preservar milhares de vidas. Você já deve estar cheio de ouvir isso mas o jeito é FICAR EM CASA! 

Se precisar sair para ir ao mercado, por exemplo, faça uso de máscara, mantenha distância de outras pessoas e ao chegar em casa higienize as compras, suas roupas e você mesmo. 

É um momento delicado e todo cuidado é pouco! 

Agora vamos refletir… e depois da Pandemia, quais mudanças teremos em nossa sociedade? 

Bom, provavelmente não seremos como antes, pelo menos por um bom tempo. 

Enquanto não for descoberta uma cura, ou vacina, o único jeito eficaz de prevenir a disseminação da COVID-19 é a quarentena. 

Mas quando tudo for liberado, alguns aprendizados vamos levar de tudo que passamos. 

Vamos falar das mudanças positivas!

– Muitos profissionais viram que é possível trabalhar no conforto de casa e atender todas as demandas. Uma forma mais sustentável de trabalho! 

– O planeta agradece estes dias de quarentena. A poluição diminuiu significativamente a nível mundial! 

– Adquirimos novos costumes de higiene e eles seguirão valendo após passarmos por tudo isto. Ou vai dizer que você vai sair apertando a mão de todo mundo e abraçando os amigos que não via a tempo? 

–  Valorização dos profissionais que são essenciais para nossa sociedade. Atuantes na área da saúde, alimentação, logística, fabricação de itens essenciais, dentre outros. 

– Valorização das políticas de saúde pública e assistência social. Em momentos de crise podemos ver a importância do estado em ajudar quem mais precisa. 

– Uso da tecnologia para realizar ainda mais tarefas do seu dia-a-dia. Reuniões de trabalho podem ser facilmente resolvidas por vídeo-chamada, por exemplo.

– Valorização das relações com família e amigos. O isolamento faz a gente ter saudade de muitas pessoas. Após este período vamos valorizar muito mais nossas relações. 

Enfim… uma nova sociedade está se formando a partir desta pandemia.

Esperamos que você siga todas as recomendações do Ministério da Saúde e OMS para que possa fazer parte desta construção. Faça sua parte!